Tá tendo Copa pra c***

Eu ando sem tempo até de respirar ar puro. É Copa do Mundo, Wimbledon e… o que é mesmo que tá tendo mais por aí, mesmo?

Ah sim! Tem as seleções de basquete se preparando pro mundial masculino, tá rolando etapa do Grand Prix de Natação, SuperLiga Masculina de vôlei… e tem a vida, as contas pra pagar, os juros…. as eleições presidenciais, o Lula fazendo graça, a Argentina em pré-concordata, os prenuncios de guerra civil na Nigéria e no Iraque, o conflito da Crimeia … e mais e mais coisas.

Mas, como escreveu brilhantemente Julio Maldonado em sua coluna no AS (e tantos outros ânimos amantes do futebol nas redes sociais): “Tá tendo Copa do Mundo” e eu diria:

Copa pra caralho!!!

Merkel

Bom, está acabando a primeira fase do mundial e eu não canso de dizer que esta é a Copa das Copas, por um milhão de motivos, menos aqueles pontuados pela presidente Dilma Rousseff.

Então, já que somos 200 milhões que em sua esmagadora maioria está ligada no Mundial e querendo que ele siga dando certo até o dia 14 de julho (um após a grande final), decidi pontuar o que faz desta a Copa a melhor de todas pela ótica fora das quatro linhas:

boliche

1º SOMOS TODOS IGUAIS….

O futebol é o esporte mais popular do mundo e só esta informação já nos faz entender porque este (a Copa do Mundo) é o espetáculo mais visto e cobiçado da Terra.

Aqui, nós fãs do futebol, somos todos iguais.

Não interessa se você tá na área VIP, trabalhando como jornalista, voluntário de costas pro campo, segurança, em uma das delegações, etc, se é celebridade, chefe de estado ou algum dos sortudos sorteados para comprar os ingressos. Estamos todos em pé de igualdade, torcendo por bons jogos, parando a vida para ver nossas equipes nacionais e aquelas nações simpatizantes, seja qual for nosso motivo por ter ou não esses agregados.

Dá uma olhada no amigo Marcelo Chaar ao lado da LENDA, do MITO, David Nalbandian (El Rey) nas areias do Rio de Janeiro na Fun Fest Oficial da FIFA.

Marcelo Chaar e David Nalbandian

Marcelo Chaar e David Nalbandian

Todo mundo igual, só que o Marcelo torce pro Brasil e o Nalbandian pra Argentina, mas e daí? É Copa do Mundo mesmo.

Somos tão, mas tão iguais, que a “baia” de vidro, provavelmente blindado, não diminuiu a frustração e a vergonha do Príncipe Harry de assistir sua toda poderosa Inglaterra consegui UM PONTO na Copa jogando já desclassificada contra a Costa Rica.

Foto: Richard Heathcote/Getty Images

Foto: Richard Heathcote/Getty Images

 

2º NOSSA COPA AMÉRICA É MAIS LEGAL QUE A ARGENTINA…

Todos vocês se lembram do Elano cobrando pênalti, né? Ah não?…

 

Então, a Copa América é aquela competição entre a gente aqui do novo mundo, mas subdesenvolvido, que serve basicamente pra criar jogadores de futebol e exportar, mesmo que de qualidade duvidosa.

Somos nações boas na produção de jogadores, eles são quase como uma de nossas commodities, mas a bolsa de valores não recebe bem esse tipo de investimento (tolinhos)… ENFIM…

A Copa América não tem o glamour da Eurocopa, mas podemos dizer que trocamos coisas como a retranca grega de 2004 por catimba, e se não der certo, bom, a torcida se diverte e volta pra casa.

A última Copa América foi ruim para as “potencias”, só esquecemos de avisar o Uruguai, mesmo assim o torneio realizado em 2011 na Argentina foi sucesso, mas sem quem interessa.

Foi mals aeeee Uruguai, já contamos que vocês não sabiam do plano.

Relembrando a história e já sabendo que mal acabou a fase de grupos e a única equipe europeia campeã do mundo garantida na segunda fase é a Alemanha, já que pode acontecer uma tragédia com a França e pode acabar ficando de fora (pouco provável), dá pra dizer que superamos os hermanos.

Aqui as seleções que interessam: Brasil, Chile, Colômbia, e Uruguai já estão garantidas. Os hermanos também, afinal somos receptivos, mas é melhor cumprir tabela, assim como Equador, que tá numa situação complicada, mas não impossível. Aí, agregamos os irmãos da Concacaf, afinal #todos somos novo mundo, México e Costa Rica garantidos. Honduras veio mesmo pra passear e pode ser que sobre uma boquinha para os Estados Unidos.

Depois dessa Copa teremos um novo idioma: o Portunhês do “Não tengo ticket”

Vale lembrar, que sentimos muito sua falta, Paraguai…

Foto: EFE

Foto: EFE

Dói mesmo não tê-los conosco em campo…

Justo-Villar

Mas vocês são bem vindo, não é à toa que a ponte que nos separa se chama “Ponte da Amizade”, aliás isso me remete ao terceiro motivo.

3º ¡ ESE MUNDIAL ES PURA VIDA!

Não entendeu? Eu traduzo: “Esse mundial é vida pura”. A expressão “Pura Vida!” é o que exprime alegria, amor e motivação ao povo da Costa Rica, que com seu jeito carismático, quase caribenho, e de muito trabalho conquistou todo mundo, mesmo ajudando a mandar as tradicionais Itália e Inglaterra pra casa.

Como diz a expressão, o mundial é Pura Vida porque:

  • Há gente alegre em todas as partes
  • Há muito respeito
  • Há muito mais solidariedade que se possa imaginar
  • Há sorriso no mais paulistano dos sorrisos
  • Tem gringo bêbado achando que o Brasil é um gigantesco Caribe e que nos diverte mais que a Polinésia Francesa
  • Muitas nações estão resgatando seu sentimento de conjunto, de irmandade, de nação… somos o maior exemplo disso.
  • Há Fairplay e bem longe do politicamente correto;
  • Estamos mais fraternos que no feriado de 1º de janeiro (Dia da Confraternização Universal)
  • Há trabalho em equipe, mérito em equipe
  • Há sentimento de orgulho

  ¡¡¡PURA VIDA!!!

  Ariane Ferreira

 

Anúncios